Significado das cores no feng shui
O Feng Shui é a arte chinesa de criar ambientes harmoniosos e equilibrados que permitam às pessoas viver e trabalhar de uma forma mais feliz, em perfeita harmonia com a natureza. O termo Feng Shui, traduzido à letra, significa “Vento-Água”. Os chineses costumam dizer que o Feng Shui é como o vento que não se pode compreender e como a água que não se pode agarrar entre as mãos.
Esta verdadeira filosofia de vida sofreu uma grande evolução até aos dias de hoje e está plenamente adaptada ao actual estilo de vida da cultura ocidental. No presente, o Feng Shui é-nos apresentado como uma disciplina que lida com todos os problemas de uma casa e das pessoas que moram nela. O seu princípio de funcionamento base assenta na localização dos diferentes tipos de energia de um espaço e a sua missão essencial é tirar o melhor partido desses pontos energéticos.
Feng Shui e as cores
Ora atente no significado das cores no ponto de vista da filosofia do Feng Shui, quer naquilo que simbolizam na cultura tradicional chinesa, quer no que significam na cultural ocidental actual…
Vermelho
Na filosofia chinesa a cor vermelha simboliza a vitalidade e a energia antes do declínio. Na heráldica europeia representa a generosidade. Em termos latos o vermelho reporta para a vida e para o calor, para a força.
Cor-de-rosa
O rosa é uma cor que suscita sensações agradáveis e positivas, tais como o amor, a beleza, a verdade e a saúde. No mundo ocidental é a cor oficial do Dia dos Namorados, estando directamente relacionada com o romance e com o romantismo.
Branco
O branco é a cor da pureza e da inocência no mundo ocidental, mas na ancestral filosofia chinesa representa a morte e a lamentação, estando ainda associada à energia em declínio. Na heráldica europeia representa a verdade.
Preto
Na China a cor preta era conotada com os feridos e com os doentes, sendo por isso pouco apreciada. Em termos energéticos existe em pleno estado de dormência, no início da sua manifestação. No mundo ocidental representa a dignidade, a indiferença e a solidão.
Azul
O azul é a cor típica das grandes deusas europeias e da divina sabedoria, sendo conotada com a Virgem Maria e representando o céu. Na filosofia chinesa é representada como uma energia em declínio.
Verde
O verde é a cor por excelência da vida, da ressurreição e da juventude na cultura ocidental. Na Igreja Católica as vestimentas verdes são habituais na Páscoa, a época da ressurreição de Jesus Cristo. Na heráldica europeia também representa a alegria, o amor e a abundância, enquanto na filosofia chinesa simboliza a energia em fase de crescimento.
Púrpura
Na antiga China a cor púrpura está próxima do ponto mais intenso de dormência. Na cultura ocidental representa a prosperidade, a nobreza, a riqueza, o poder e o luxo, sendo associada à nobreza.
Amarelo
O amarelo era a cor real da antiga China, o que a transformava na cor nacional. Em termos energéticos representa a harmonia, sendo um paralelo de divisão relativamente às outras fases. Na cultura ocidental simboliza o brilho, o ânimo e a alegria.
O feng shui não é milagroso
Posto isto, é pertinente sublinhar que os efeitos de aplicação do Feng Shui não serão visíveis de um dia para o outro. A aplicação cuidadosa dos seus conceitos acarretará mudanças graduais na sua vida.