Significado das cores na publicidade
As cores têm influência psicológica directa nos seres humanos de formas mais intensas do que muitos acreditam. Causam emoções, provocam sensações e podem contribuir para a resolução ou para o agravamento de problemas do foro mental.
Nas mais diversas áreas do quotidiano das pessoas, as cores assumem importância essencial, despoletando diferentes reacções, muitas vezes inconscientes. No campo da publicidade as escolhas dos criadores e dos designers não são inocentes, nem fruto de meros acasos ou gostos visuais. São, na maioria dos casos, o resultado de uma demorada análise e de uma percepção de quais as cores mais adaptadas para passar a mensagem pretendida.
O desafio que lhe colocamos é que venha connosco ao mundo das cores para perceber o que elas significam nos anúncios publicitários com que diariamente é bombardeado na internet, na televisão, nos jornais, nas revistas, na rua, no metro…
Branco
O branco é a cor da pureza por excelência e, logo, suscita frescura, limpeza e paz. É habitualmente usado no anúncio a produtos de higiene íntima feminina. Mas também provoca sentimentos de vazio e de infinito, associando-se à ordem, à simplicidade, à harmonia, à segurança e à estabilidade.
Preto
O preto tem por norma conotações negativas, associando-se a morte, tristeza e pessimismo. Por isso deve ser evitado o seu uso em excesso, pois tende a causar sentimentos de frustração. Contudo, também representa a elegância, a distinção e a nobreza, pelo que pode vender bem produtos de luxo, como relógios e carros.
Cinza
O cinzento ou cinza está associado à neutralidade, sendo resultado de duas cores opostas, o branco e o preto. Também indica discrição, seriedade e sabedoria, o que o torna uma boa cor para o anúncio de produtos tecnológicos.
Castanho
O castanho ou marrom é pouco recomendável em publicidade, pois suscita sentimentos de melancolia.
Vermelho
O vermelho é utilizado claramente com o intuito de chamar a atenção, tratando-se de uma cor estimulante e chamativa. Está indicada para publicidades relacionadas com produtos associados ao calor e à energia e é frequente em anúncios a perfumes, pois relaciona-se com a sensualidade, com o sexo e o desejo.
Cor-de-laranja
O laranja é um pouco mais moderado do que o vermelho e desperta sensações de calor, associando-se ao Verão e à juventude. É facilmente associável a produtos alimentares, suscitando também sentimentos acolhedores. Representa ainda a festa e o movimento, sendo por isso muito adequado para anunciar produtos para os mais novos.
Amarelo
O amarelo não é uma cor que seja muito apropriada para o uso em grandes superfícies, pois pode revelar-se perturbadora e mesmo dispersar a atenção das pessoas. Em combinação com o preto pode ter efeitos muito positivos em termos publicitários.
Dourado
A cor do ouro ou dourado é óptima para anunciar produtos de luxo e de alta qualidade e alto preço. O ouro representa o valor e a dignidade, associando-se ao sol, pelo que está de algum modo associado a uma certa arrogância e egocentrismo.
Verde
O verde é a cor que representa a natureza, suscitando frescura, bem-estar, tranquilidade, saúde. Por isso é muito adequado para anunciar produtos de estética e/ou serviços relacionados com a natureza, tais como o turismo rural, produtos hortícolas ou oriundos da agricultura biológica. Deve evitar-se porém a conjugação com o amarelo que acarreta passividade nas pessoas.
Azul
O azul é a cor do céu e suscita assim sentimentos de tranquilidade, de paz, de infinito. Está também associado à credibilidade e é revelador de uma certa maturidade, sendo indicado para anúncios de produtos direccionados para adultos. O azul claro associa-se à frescura e à limpeza, sobretudo se conjugado com o branco, sendo por isso recomendado para o anúncio de produtos de higiene e de limpeza, ou para a publicidade a agências de viação.
Roxo
O roxo está associado à nobreza e ao poder, sendo habitual no anúncio a artigos religiosos e a agências funerárias. É uma cor que se pode revelar perigosa, se utilizada em excesso, sendo contudo muito interessante quando conjugada com outras cores.
Cor-de-rosa
O rosa é uma cor eminentemente feminina, associando-se à doçura, à pureza, ao romantismo, aos contos de fada. Assim, é boa para anunciar produtos direccionados para as mulheres.