Qual o significado da cor rosa
O cor-de-rosa é o resultado da combinação entre o vermelho e o branco e simboliza o romance, o amor terno e carinhoso. Em termos culturais, é uma cor tipicamente feminina que se associa à beleza e à suavidade, transmitindo fragilidade, delicadeza, afeição e feminilidade.
Também representa a entrega total, a doçura, o carinho e a bondade. E simboliza ainda a sensualidade, a paixão e o amor incondicional e puro. Reporta para a beleza feminina e para o coração, associando-se à inocência e à transparência.
O rosa está igualmente conotado com a alegria, com o companheirismo e com a amizade, com a empatia pelo outro e com a ajuda ao próximo. Não será estranho, por isso, que seja uma cor privilegiada nas campanhas de sensibilização para o cancro da mama.
As terapias da cor conotam o cor-de-rosa com a compaixão e com a fidelidade, considerando-se que contribui para criar sentimentos amáveis, suaves e profundos e para despertar sensações de carinho e de protecção.
Se o vermelho é frequentemente associado ao carácter sexual e aos desejos carnais, o rosa está intrinsecamente ligado ao amor altruísta e verdadeiro. Mas o aparecimento da cor rosa num sonho denota sexo e desejo.
O rosa claro associa-se ao feminino e à compaixão, enquanto o rosa escuro ou rosa-choque reporta para a intimidade e para o amor romântico e meloso.
Em termos psíquicos considera-se que quem não gosta do cor-de-rosa pode apresentar problemas de dependência ou dificuldades no relacionamento com os seus pais.