Qual o significado da cor verde
O verde, por razões evidentes, é a cor da natureza por excelência. Neste sentido, simboliza a harmonia, o crescimento, a exuberância, a frescura e a fertilidade. Também sugere estabilidade e resistência, sendo associado à força incomensurável dos reinos vegetal e animal.
Não espanta, pelo acima exposto, que seja a cor de eleição para promover produtos de jardinagem, de turismo rural, ou divulgar actividades ao ar livre e produtos oriundos de trabalhos ecológicos.
Na simbologia heráldica representa o crescimento e a esperança.
Estando ainda fortemente associada à segurança em termos emocionais, é utilizada na Segurança Rodoviária como sinal de trânsito para assegurar aos transeuntes que a via está livre e que não há perigo de atravessar.
Em termos sociais o verde é associado à falta de experiência – é habitual utilizar a expressão “está muito verde” para significar que determinada pessoa é novata numa determinada função ou papel.
Na parafarmácia a cor verde é habitualmente utilizada para ilustrar produtos compostos por ervas medicinais. Também se considera que tem grande poder de cura, designadamente em termos de relaxamento da visão e da melhoria da vista humana.
O verde-água costuma ser associado à protecção e à cura emocional.
O verde-escuro representa a ambição, a cobiça, a avareza e a inveja, estando associado ao dinheiro e sendo, por isso, habitualmente utilizado para promover produtos financeiros, relacionados com a banca e com a economia.
- O verde-amarelo está associado à doença, à discórdia e à cobardia.
- O verde-azeitona simboliza a paz.